11/02/2013

Especial - Carnaval

   Então, gente, como falei mais cedo... É Carnaval! Aí vocês devem estar se perguntando: "Por que essa doida tá falando isso? Todo mundo sabe que é carnaval ora!" E nisso eu tenho que concordar. Mas foi pensando nessa festa que acontece uma vez por ano e envolve todo o país que euzinha decidi colocar aqui para vocês algumas das marchinhas mais tradicionais (e, em razão disso, também mais antigas).

   Mas, antes disso, curiosa como sou, eis que uma pergunta me veio à mente: "Da onde vem as marchinhas de carnaval?" Então? Alguma de vocês sabem? Foi pensando nisso que resolvi contar aqui uma pequena historinha (queridas, carnaval também é cultura!).

   Tudo começou nos anos de 1920, no Rio de Janeiro. Sempre foi um gênero de música popular e esteve ligado ao carnaval dos brasileiros até os anos 60. Só saiu de alta porque foi substituída pela atual preferência do público: o samba enredo. Ah, meninas, e sabem qual foi a primeira marchinha a fazer sucesso? Tudo bem que já faz muito tempo, mas aposto que vocês conhecem e, ao menos uma vez, já cantaram: "Ó abre alas, que eu quero passar; Ò abre alas, que eu quero passar".

   É uma historinha pequenininha, né? Mas atravessou gerações... Então, por isso, a seguir teremos (com muita animação) um TOP 5 especial de marchinhas que você não pode deixar de ouvir nessa festa:


1 - Mamãe Eu Quero
2 - Me dá um Dinheiro Aí
3 - Cabeleira do Zezé
4- Ò Abre Alas
5 - A Pipa do Vovô
Bem, girls, então é isso.
Bj e aproveitem muuuuuito!
= D

Nenhum comentário:

Postar um comentário